PRESENTE DA VIDA

A vida é uma constante aprendizagem. Uma fartura de conhecimentos presenteados a nós, alguns descartáveis, outros de grande valia e há também aqueles que só conseguimos tirar proveito depois de uma longa jornada de vida. Esses são os mais difíceis de aprender. Chegam para nós de maneira estranha. E quase sempre relutamos em recebê-los.  É como receber um presente, que nem sabemos ser um presente, e somente anos mais tarde descobrimos o seu valor. Durante anos é só um pacote incomodando e ocupando lugar, mal sabemos se tratar de algo especial.
Recebi, ainda muito pequeno, alguns conhecimentos assim. Não conseguia entender o porquê estava recebendo aqueles presentes. Esperava outros bem diferentes. Como aqueles que meus amigos recebiam. Os meus eram quase sempre sem sentido para mim.
Sempre ficava triste, mas também como ensinar uma criança a se conformar com um presente que não tinha forma, não tinha cheiro, não tinha peso e eu não podia carregá-lo em minhas pequenas mãos? Esperava por algo grande, pesado, um pacote embrulhado com papel de cores vibrantes e que me ocuparia o resto do dia. Mas quase sempre, em datas como aniversário, natal eu recebi o mesmo presente. Sabe qual? Algumas palavras. Parabéns!!! Feliz natal!!
Hoje quando olho para trás vejo que meu pai me deu o melhor dos presentes. Fiz delas, das palavras, minha vida. Aprendi que nas palavras moram sentimentos e emoções que jamais conseguiremos colocar num objeto Aprendi que as pessoas são muito mais do que elas podem receber. Meus presentes não eram quantificáveis, não eram possíveis de embrulhar. Palavras são presentes que podem chegar a qualquer momento, não precisam de datas estabelecidas para serem presenteadas. Aprendi com ele não fazer das datas uma obrigação de objetos, e sim um momento especial, como tantos outros em nossas vidas.


" O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetos certos" Adam Smith

"A vida sem reflexão não merece ser vivida." Sócrates.

Joomla templates by a4joomla