Não, eu não vou desistir.

Nesta sociedade do espetáculo em que vivemos, a busca desenfreada pelo TER transforma laços sociais em falsas aparências. Impera a superficialidade nas relações, há um esvaziamento da palavra plena, o “humano” perdeu sua dimensão diante do desejo acirrado de subir e competir. Esse é o mundo posto diante das crianças, carente de afeto, de relações humanas, adoecido pelo jogo perverso na escalada ao poder. A verdade nessa alcova é supérflua, descartável, ainda que a verdade diga respeito aos laços de amizade e à construção de uma sociedade saudável e humana. Tudo é torpe e amoral.

O verdadeiro educador, aquele que carrega em si princípios éticos e sonha com uma educação capaz de trazer o humano para pauta do dia, se sente aviltado, enojado diante desse cenário desolador. Enquanto o grande engano, essa fraude sem precedentes, de fazer da educação um anseio de riqueza e poder prosperar entre nós, estaremos mergulhando num profundo abismo carente de ética, valores e virtudes.

Nesse desolador cenário resta a desconfiança, a descrença no outro, o pessimismo. Recolhemos nossos dedos ao contar nossos amigos, já não nos convém amar desmedidamente, refugiamos nossas certezas até que a verdade se mostre sem máscaras. E, num desalento sofrido, ousamos acreditar que a educação será novamente imbuída de razões superiores, que contemple o humano acima de quaisquer outras prerrogativas.

Teuler Reis

PALESTRA A SER MINISTRADA NO SABER:

A HUMANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS.

 


Dos significados destacados no dicionário Aurélio para a palavra emenda, encontramos: ato de emendar, de corrigir falta ou defeito e ato ou efeito de emendar-se, de melhorar a própria conduta, de corrigir-se. Nossa constituição passa por emendas significativas nesse momento histórico para sanar as faltas e defeitos que levaram a sociedade a uma completa descrença e indignação por muitos anos. Deixamos a esperança de dias melhores nas mãos de políticos numa vã expectativa de mudanças que nunca ocorreram. Acordamos! Recuperamos a iniciativa abatida, prostrada, e descobrimos que somos capazes de corrigir nossas faltas, emendar, remendar e fazer acontecer. Essa lucidez nos tornou ativos e recuperamos aos poucos nossa estima, nosso apreço e nacionalidade.

Mas, precisamos ir além, outras emendas se fazem urgente para retomar a credibilidade num Brasil melhor. Precisamos do ato ou efeito de emendar-se, de melhorar a própria conduta, de corrigir-se. O segundo significado da palavra emenda nos acorda para a humanização, para o ato de humanizar. Urgente resgatar a ética, os valores humanos, a dignidade e principalmente as virtudes humanas. A palavra virtude vem de virtus, significa excelência. Se quisermos a excelência não bastam transportes de primeira qualidade, educação, saúde e tantas outras reivindicações que gritam por todos os cantos das cidades. Precisamos da excelência humana, da tolerância, justiça, honestidade, solidariedade, respeito, e tantas outras virtudes humanas. Essa batalha não vai às ruas, não sobe ladeiras, ela deve acontecer dentro de cada um de nós. Lutemos também por ela, mostremos nossa indignação diante do descaso com o humano, repudiemos qualquer ato contrário a excelência humana, e aí sim estaremos fazendo a grande reforma capaz de reestabelecer a paz em nossas vidas.

Teuler Reis

Joomla templates by a4joomla